Fim da Licença Maternidade

Foram 9 meses esperando e 4 ou 6 meses se descobrindo como mãe ao lado de um bebê. Parecia que ele estava beeeeeem longe, mas o fim da licença maternidade chegou! E agora? Quem vai cuidar do bebê tão bem quanto você? Como você vai sobreviver longe daquela criança tão fofa? Como continuar com a amamentação ficando horas fora de casa? Estas são apenas algumas das dúvidas que afligem as mães no retorno ao trabalho.
Falaremos, então, sobre este temido momento para ajudá-las a passar por ele de forma serena.
O retorno ao trabalho é visto como uma tortura por algumas mulheres, mas para outras é uma oportunidade de voltar ao mundo “normal”. Mas, as aflições de todas são sempre as mesmas!
– Onde e com quem o bebê ficará na ausência da mãe.
Casa ou escola? Avó ou babá? Quem você acha que seguirá todas as suas recomendações no cuidado do bebê? Toda escolha tem seu ônus e bônus, então pense em qual das situações você ficaria mais tranquila e opte por ela. A segurança e o bem estar do bebê deve estar em primeiro lugar para que você não se sinta terceirizando a educação do seu filho(a).
– Amamentação.
Para as mulheres que amamentam, a volta ao trabalho deve ser preparada com pelo menos 15 dias de antecedência, para que seja possível criar um estoque de leite materno. A mãe pode utilizar bombas manuais ou elétricas para ordenhar e depois armazenar(congelar) o leite materno que será oferecido ao bebê enquanto ela não estiver em casa. Se possível, peça para a cuidadora oferecer o leite à criança em um copinho para que não haja confusão de bico do peito com o da mamadeira, influenciando assim, um desmame precoce.
Algumas empresas contam com o cantinho da mamãe onde as mulheres podem ordenhar o leite, guardar e levar para a casa no fim do dia, em bolsinhas térmicas. Se no seu local de trabalho não for possível realizar a ordenha, continue firme na amamentação em casa, no período da manhã e no período noturno.
Não é fácil ficar longe de uma pessoinha que chegou de mansinho, foi crescendo e tomou praticamente todo o espaço do seu coração.
É muito provável que nos primeiros dias longe de casa, quando você pensar no seu bebê, seu leite comece a escorrer. É físico, emocional e é normal! Com o tempo seu corpo de adaptará, assim como foi no início da amamentação, quando seu corpo passou a produzir somente a quantidade de leite que seu bebê precisava para mamar.
Muita força nesta fase e caso precise de alguma ajuda, nós da Astra Materna poderemos oferecer todo o suporte para você e sua família!